— terça-feira, 17 de setembro de 2024

Dia de Cientista! Universidade é para todos!

Estudantes de escolas públicas da região vivenciam a ciência de perto em um dia de descobertas e experiências no LABOAA

Prancheta 1@3x

Na última segunda, 16 de setembro de 2024, o LABOAA teve a oportunidade especial de realizar o primeiro Dia de Cientista. Por um dia, 12 estudantes de escolas públicas de João Pessoa vestiram o jaleco e vivenciaram uma experiência inesquecível como verdadeiros cientistas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Participaram da ação 4 escolas cidadãs integrais técnicas: Presidente João Goulart, Cônego Francisco Gomes, Prof. Olívio Pinto e Prof. Raul Córdula. As oficinas foram ministradas pelos alunos bolsistas do LABOAA, dos departamentos de Engenharia Civil e Ambiental, Engenharia de Materiais e Sistemática e Ecologia:

  • Reutilizando Resíduos da Agricultura na Ciência de Materiais, Por Evilasio Filho, bacharelando em Engenharia de Materiais

  • Identificando Plantas, por Diego Sousa, licenciando em Ciências Biológicas

  • Produção de Óleos Essenciais, por Samara Bittencourt, bacharelanda em Engenharia Ambiental

  • Produção de Tijolos Ecológicos, por Maylin Barbalho, bacharelanda em Engenharia de Materiais

Desmistificando a Universidade Federal

A missão do Dia de Cientista do LABOAA é motivar e conectar jovens promissores com o ensino superior público, proporcionando-lhes uma experiência imersiva e instrutiva no campo da ciência. Os alunos foram conduzidos por nossos pesquisadores e professores para participar de várias atividades laboratoriais e experimentos.

Para muitos dos participantes, presentes na UFPB pela primeira vez, foi uma oportunidade única de explorar de perto as dependências de uma instituição de ensino superior pública. Ao percorrer os corredores do Centro de Ciências Exatas e da Natureza, visitar laboratórios e participar de demonstrações práticas, os estudantes perceberam que o ambiente universitário é mais acolhedor do que imaginavam. A intenção era mostrar que tais espaços não são exclusivos para “os outros”, mas sim lugares onde eles próprios poderiam estar no futuro.

Durante o evento, os estudantes tiveram a oportunidade de conversar diretamente com professores e pesquisadores, o que foi muito importante para quebrar preconceitos e ideias pré-concebidas sobre o meio acadêmico. Ouvir as trajetórias desses profissionais e receber orientações em relação à carreira acadêmica incentivou os alunos a visualizarem-se como parte desse universo. O objetivo era humanizar o ambiente acadêmico e mostrar que, por trás das pesquisas e descobertas, há indivíduos comuns que enfrentaram desafios e superaram obstáculos.

Ao final, muitos alunos se sentiram mais confiantes e motivados para perseguir seus objetivos acadêmicos, entenderam que é possível alcançar seus sonhos acadêmicos e profissionais, independentemente do ponto de partida. Essa mudança de perspectiva é crucial para estimular o interesse pela educação superior pública e encorajar os nossos jovens a investir em seu futuro.

E não poderiamos deixar de agradecer todo o esforço coletivo. Professores, alunos, técnicos e voluntários uniram forças para proporcionar um dia repleto de conhecimento, inspiração e trocas valiosas. Mais que especialmente, agradecemos:

  • O Laboratório de Estudos em Química Ambiental, coordenado pela profa. dra. Cláudia Cunha;

  • O Laboratório Didático de Botânica, coordenado pelo prof. dr. Frederico Rocha e supervisionado pelo técnico Jonas Matias;

  • O Laboratório de Síntese Orgânica Medicinal, coordenado pelos profs. drs. Cláudio Gabriel e Dayse das Neves;

  • A Assessoria de Extensão do CCEN-UFPB, coordenada pela técnica Jane Enisa;

Estaremos ansiosos para a próxima edição!