Saberes e Fazeres
As tecnologias de materiais articulada à produção agroecologica na região metropolitana de João Pessoa
No cenário atual, é impossível imaginar a vida cotidiana sem a utilização da tecnologia: aparelhos telefônicos, smart TVs, vestuários, medicamentos e, também, na nossa alimentação e na sustentabilidade ambiental. A partir dessa exemplificação, fica evidenciado que o ser humano tem uma grande capacidade de inventar, criar, inovar e transformar, mesmo que em condições adversas. A tecnologia não é apenas um instrumento que facilita a vida das pessoas, mas também é um vetor de empoderamento e valorização dos saberes e experiências.
Nesta perspectiva, a presente proposta visa dialogar, com a comunidade da Região Metropolitana de João Pessoa, o uso de tecnologias de materiais que possam atender as diferentes necessidades da produção sustentável de alimentos, dentre as quais se destacam as temáticas:
Reaproveitamento de Resíduos Agrícolas
Materiais e Energia
Materiais Sustentáveis
Visamos apresentar possibilidades de desenvolvimento de tecnologias que articulem o saber popular com os saberes acadêmicos na resolução de problemas do processo produtivo de alimentos sustentáveis, bem como socializar informações que demonstrem a importância das tecnologias para a dinâmica socioeconômica e ambiental destes atores sociais da região.
Para tanto, buscamos a parceria com organizações externas (Comunidade Doce Mãe de Deus, Associação Ecovárzea, Comissão Pastoral da Terra e a Escola Integral Técnica João Goulart), além de colaborações internas a partir do Núcleo de Extensão em Desenvolvimento Territorial (NEDET-DEGEOC), para promover espaços de diálogos de saberes, a partir da vivência e experiência dos atores sociais diversos que participam da produção agroecológica de alimentos da Região Metropolitana de João Pessoa e a aproximação com a ciência produzida na Academia.
Essas parcerias buscam fortalecer a formação cidadã dos sujeitos envolvidos. Dessa forma, realizamos atividades com os parceiros, visando promover o diálogo de saberes, integrando o conhecimento científico e o saber popular.
Equipe
Docente#DEMAT
-
Discente#DEMAT
Engenheira de Materiais pela UFPB, trabalho com pesquisa e desenvolvimento de materiais, voltados para a sustentabilidade ambiental, buscando soluções inovadoras a partir do aproveitamento de resíduos e práticas que promovam a economia circular.
Outro#DEMAT
Engenheiro de Materiais, trabalha com Pesquisa e Desenvolvimento na área de materiais poliméricos, com ênfase em biomateriais.
Discente#DECA
Graduanda em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal da Paraíba, possui interesse na área agrícola de atuação.