Germinação e estabelecimento de plântulas de espécies nativas da Mata Atlântica paraibana

A seleção de espécies vegetais potenciais para reflorestamento depende do conhecimento sobre a biologia de suas sementes. Tais informações podem contribuir para otimizar protocolos de propagação de plântulas, acelerando os processos de restauração ecológica.

Entretanto, este tipo de pesquisa ainda é incipiente para muitas das espécies nativas da Mata Atlântica e muitos dados sobre a época de coleta, procedimentos de manejo e armazenamento, pré-tratamentos de germinação, análise de viabilidade e tempo de estabelecimento das plântulas são desconhecidos para espécies tropicais.

Neste sentido, este projeto visa preencher tais lacunas de conhecimento para algumas espécies nativas da Mata Atlântica ocorrentes na Paraíba, fomentando estudos e projetos para restauração ecológica do bioma na região Nordeste do Brasil.

Equipe

Frederico Rocha
Frederico Rocha

Docente#DSE

Docente do Departamento de Sistemática e Ecologia da UFPB, atuando na área de Fisiologia Vegetal. Desenvolve projetos de pesquisa em fisiologia do estresse, fotobiologia e biotecnologia vegetal. Trabalha com extensão aplicada à agroecologia.

Licenciando em Ciências Biológicas.

Bruna Queiroz
Bruna Queiroz

Discente#DSE

Graduanda do curso de ciências biológicas licenciatura da Universidade Federal da Paraíba. Trabalho com pesquisa na área de fisiologia vegetal.

Gabriel Furtado
Gabriel Furtado

Discente#DSE

Estudante de ciências biológicas, entusiasta de sementes.